Páginas

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Religare




Eu tenho uma convicção. Estamos apartados da terra, separados dela como se fosse um ente maligno; um filho ingrato que rejeita quem o criou e que o sustenta.

Nos fechamos nos nossos blocos de concreto, usamos roupas que nos  isolam do ambiente e do chão; tomamos água engarrafa  em plástico, fechamos as janelas para respirar o ar viciado do condicionador, comemos algo que se parece pão mas de tantos produtos químicos, está muito distante da origem; tomamos algo que se parece leite, mas que há muito tempo deixou de ser...


A natureza apovora muitos, tanto que quando alguém vai construir, geralmente solicita a "limpeza" do terreno antes, o que neste caso significa exterminar com queimada ou uma escavadeira, toda e qualquer forma de vida do local; animais e plantas. Não se pode ter o menor risco de insetos, plantas que não se conhece ou formas de vida que representem "ameaça" aos novos humanos moradores do local.

Quando vamos à praia, não é possível mais simplesmente relaxar ao natural e aproveitar; é preciso um isopor cheio de cerveja ou coquetéis que façam a pessoa descontrair e tirar ela da sua própria companhia. É como visitar um parente que more fora da cidade e fique bêbado o tempo inteiro, não permitindo uma comunicação saudável entre você e a pessoa.

Sugiro uma coisa a você em 2010: ponha os pés na grama, vá à praia sem se embebedar, relaxe naturalmente, faça companhia para você mesmo, ouça seus pensamentos; e se eles forem muitos e apressados ou preocupados, apenas observe eles como se fossem nuvens passando no céu... Procure não se apartar muito da natureza em sua alimentação, consuma coisas que estejam o mais próximo possível da origem: a terra.

Coloco no ar a foto do meu contato, o meu religare (que significa reconexão, a palavra em latim que dá origem a palavra religião em português), a minha forma de reencontrar a terra, pois reconectar-se à terra nada mais é do que uma religião, que deveria ser universalizada entre todos nós.

bom natal e feliz 2010 a todos.

Postagens populares