Páginas

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, Saramago

José de Souza Saramago nasceu em 16 de novembro de 1922, final de outono em Azinhaga, freguesia do concelho (não está escrito errado, é um termo português, um subdistrito) de Golegã, esta por sua vez, pertencente ao Distrito de Santarém, Portugal.

Seus pais eram camponeses pobres e se mudaram para Lisboa em 1924, onde o escritor concluiu o curso técnico de serralheiro mecânico para garantir seu sustento.

Sua condição financeira não o permitiu que frequentasse uma universidade, mas sua paixão pelo conhecimento o fazia gastar grande parte de seu tempo na Biblioteca Municipal Central de Lisboa.

Saramago era um autodidata, trabalhou como Funcionário público tradutor, funcionário de uma editora e depois como jornalista, para finalmente em 1976 dedicar-se somente à carreira de escritor.

Saramago foi o único escritor da língua portuguesa ao ganhar um prêmio Nobel de Literatura, concedido em 1998.

Dono de um estilo único na literatura mundial, Saramago fazia uso de orações e frases com pouca pontuação, que os tornavam mais compridos, mas não mais difíceis de ler, principalmente para aqueles que acompanhavam suas obras.
Os diálogos entre os personagens eram inseridos no meio do texto, sem travessões, o que dá a impressão as vezes de ser um pensamento do narrador.

Além de escritor, José Saramago era um pensador, ativamente político, expressava suas opiniões em público, o que lhe rendeu alguns desafetos, principalmente a Igreja católica com a qual não concordava em certos posicionamentos.

Era um crítico do capitalismo e comunista convicto, defensor das camadas desfavorecidas da humanidade. Chegou a ser rotulado como anti-semita quando colocou-se contra a política de Israel e a favor do povo Palestino.

Esteve no brasil pela última vez em 2005, no Fórum Social Mundial de Porto Alegre, onde fez várias críticas ao governo Lula.

Saramago acima de tudo, era um ser diferenciado, único, um gênio da literatura como já foi Mozzart na música, ou Einstein na física.

Partiu deste mundo no dia de hoje, vítima de Leucemia crônica na sua casa em Lanzarote, e com sua ida, cria-se uma lacuna neste mundo, muito difícil de ser preenchida.



Postagens populares