Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

As crianças ainda tomam banho de chuva

  

Apesar de todas as mudanças que vivenciamos no mundo, do medo e histeria mundial, as crianças ainda tomam banho de chuva no verão.
     A cena das primeiras crianças descalças, sob a forte chuva de um final de domingo, já era esperada, pois a temperatura abaixo do logotipo do canal de tv, mostrava quase 40 graus.
     Já era esperada, mas nem tanto. São tempos onde a chuva é sinal de enchente e desabamento em muitos lugares, fazendo do pranto coletivo o astro dos noticiários do dia seguinte. É o pranto e a histeria, e nada mais. Nenhuma instrução ou alento, nem mesmo alguma promessa de ter aprendido com o erro ou algo que garanta respeito à natureza e à vida.
      O COP15 era pra garantir que consertaríamos o rombo no casco da nossa embarcação, mas a cena toda foi constrangedora. Ao invés de tripulação de um mesmo barco, Copenhague se tranformou num grande circo, e os palhaços possuíam um humor negro terrível: Soltaram um bando de rinocerontes sobre o público que assistia impacientemente o circo pegar fogo.
      Enquanto as pessoas eram pisoteadas do lado de fora, no picadeiro os palhaços brincavam de dedo no olho, chute no traseiro, torta na cara, telefone no ouvido e rasteira.  
      O resumo do espetáculo é que as chamas comsumiram a lona do circo, os palhaços fugiram e o público não achou graça nenhuma.
      Salvar o planeta não é tarefa fácil, ainda mais quando deixamos nas mãos de pessoas irresponsáveis e megalomaníacas  por poder.Quando é que as pessoas vão se dar conta do valor que tem cada pequeno ato? Desde o toco de cigarro no chão, passando pelo lixo de casa não separado, a compra irresponsável no supermercado de itens com embalagens não recicláveis, até o consumo de carne, financiando a destruição da floresta amazônica...  
      É... já passou da hora de jogarmos a responsabilidade sobre os ombros dos governantes do mundo...Ou você acha que o dinheiro dos seus impostos pagará a sua passagem para depois do derretimento das calotas polares?
     Se você ainda está na roda viva de trabalho e consumo sem prestar atenção à sua volta e agindo mecanicamente sem responsabilidade, é bom que você incorpore colete salva-vidas ao seu belo terninho ou troque seu creme pós-banho e essências perfumadas por um portetor solar fator 50 a ser aplicado todos os dias de manhã antes de sair para o trabalho.
      Aqui onde eu moro tenho visto descargas de raios como nunca vi antes; também a força dos ventos estão realmente assustadoras e, talvez por isso, as crianças que saem para rua nas chuvas fortes estejam escassas.
     Mas o calor de hoje as fez enfrentarem a instabilidade desses tempos loucos; talvez a necessidade de refrescar-se tenha sido maior que o medo e as recomendações gerais.Talvez no último instante, quando as altas temperaturas estiverem derretendo tudo, ouçamos propostas verdadeiras e promessas muito mais generosas, que ecoem como o som dos muitos passos de crianças nas poças dágua.
      Talvez estas mesmas crianças com vontade de refrescar-se herdem o problema que enfrentamos, mas estejam despidas da fantasia de burocratas para resolvê-lo.

Nenhum comentário:

Postagens populares