Páginas

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Experimentando sabores

Cara, o que importa nessa vida é ser bom!

Antes achava apenas que ser do bem era tudo... mas não.

Você passa a vida inteira perseguindo coisas: a mulher ideal, o estilo de vida ideal, os amigos ideais e acaba descobrindo que as coisas acabam fugindo de suas mãos simplesmente porque você não as pode reter.

É quando a vida te dá um golpe. Desmorona todo teu castelo - de cartas ou tijolos - tanto faz...

Aí você percebe que tudo é transitório (e é) e procura transcender a efemeridade mundana tentando consertar as coisas erradas à sua volta, se doando ao máximo e olvidando seus próprios problemas. Pronto: você é um cara do bem!

É quando você mesmo se dá um golpe. A estrada rígida de tijolos amarelos que você andava, se abre a seus pés... Você acaba de descobrir que não é o Superman, muito menos Mahatma Ghandi e que a sua verdade não é tão verdade; você quer mudar o mundo, mas não aceita ele quando é preciso mais compreender do que ser do bem...

Pronto! Nada mais é regra. Nada mais rege tua cabeça: todas as filosofias são vãs. É época de perder-se, permitir-se tudo apesar da falta que você sente de um caminho delimitador.

Compreensão é a palavra. Abre diversas portas, permite ver mais de perto as mazelas - as suas e as do mundo. Não há condenação nem culpa. É como se você tivesse mais de mil pernas a trilharem todos os caminhos possíveis, e já não é mais possível saber em qual destino chegar.

É como se você andasse ao acaso, dormindo ao relento; simplesmente vivendo um dia após o outro esperando chegar no resultado da soma de todas as suas experiências...

Dá para fazer diversas analogias neste momento, mas como a química envolvida no preparo de uma receita me atrai deveras, prefiro comparar a vida na terra a uma cozinha farta de todos os ingredientes possíveis -e você é o cozinheiro.

Prove todos os temperos e sabores que puder, mas só coloque na sua receita aquilo que seu paladar achar mais saboroso (atenção nesta hora pois o resultado final você vai ter que engolir sendo doce, amargo, salgado, ou delicioso), mas não se limite: permita-se experimentar. Não se contente com apenas algumas provas -boas ou ruins - quanto mais você experimentar, melhor cozinheiro você será...

Vá colocando na panela, sentindo o cheiro, cozinhando, provando...

Não pense em cozinhar para agradar os outros, 90% da sua receita é você que vai saborear - os outros podem até experimentar, mas não muito, pois eles têm a própria mistura para digerir.

Mais do que cuidar o que os outros estão preparando atente-se ao que você está fazendo, não copie.

A palavra chave de todos os livros de receita é atenção. Este ingrediente dá certo qualquer mistura.

Se o seu resultado for bom, você cumpriu a sua missão. Alimentou a si mesmo e pode dividir com todos aqueles que carregam apenas um copo do caldo amargo que decidiram fazer para si próprios.

Ser do bem é uma consequência de ser bom.

Nenhum comentário:

Postagens populares